Abordagem introdutória, à filosofia e ao filosofar
Idealismo Hegeliano: A filosofia de Hegel é a tentativa de considerar todo o universo como um todo sistemático. O sistema é baseado na fé. Na religião cristã, Deus foi revelado como verdade e como espírito. Como espírito, o homem pode receber esta revelação. Na religião a verdade está oculta na imagem; mas na filosofia o véu se rasga, de modo que o homem pode conhecer o infinito e ver todas as coisas em Deus.
Marxismo: É o conjunto de idéias filosóficas, económicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.
2- Garcia Morente afirma que o "positivismo" é a morte da filosofia porque filosofar é fundamentalmente indagar, a partir de indagações, que constituem um sistema ou um temário aberto, porque não indagação incompleta ou carente de aprofundamento, de filósofos anteriores procurando problematizando-a e desenvolvendo-a com novas indagações (o que se chama de "história interna", "história interna da filosofia", para distingui-la da história em geral), e os positivistas não indagam, afirmam dogmaticamente "as verdades deles", quando é exatamente por isso que a filosofia é fundamentalmente indagação: A verdade não existe para nós, existe a busca