quimica
Coloque o pedaço de pano sobre o segundo béquer e coe a mistura de caseína e soro obtidos. Este procedimento é lento e pode ser acelerado se pequenas quantidades da mistura forem adicionadas, sempre com a posterior retirada da caseína.
As porções de caseína (quase secas) devem ser colocadas sobre um pedaço de papel toalha ou jornal para que a umidade da massa obtida seja reduzida.
Após a separação da caseína, que deverá ter uma consistência semelhante a de um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até se obter uma mistura homogênea. Acrescente 10ml de água e agite até que toda a massa seja dissolvida.
Análise
A caseína é bastante solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. Sua solubilidade é fortemente afetada pela adição de ácidos que, pela redução do pH, que reduz a presença de cargas na molécula, que leva a precipitação. Esta redução de pH provoca a perda do cálcio, na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado do soro.
Como a caseína se tornou insolúvel em água ao adicionarmos o vinagre, precisamos dissolvê-la para podermos usá-la como cola. Para se tornar a caseína solúvel novamente (pelo menos o suficiente para se obter uma pasta), nós devemos neutralizar o ácido adicionado com bicarbonato de sódio, que é uma base. Observa-se uma liberação de bolhas. Essas bolhas são o resultado da reação do ácido acético contido no vinagre e o bicarbonato de sódio. O gás liberado é o CO2(gás