Abordagem Humanismo
Mizukami (1986), caracteriza o humanismo com uma base de conhecimento com diferentes referencias que é explicado em sua gênese e desenvolvimento que estabelece assim conceitos diversos de homem, cultura, educação, mundo, sociedade, etc. Através de um mesmo referencial é possível haver abordagens diversas isso diferenciando apenas em suas bases primados; ora do objeto ,ora do sujeito, ora interação de ambos. Algumas abordagens segundo Mizukami(1986) é explicado com referencial filosófico e psicológico em outros são intuitivas e fundamentadas na prática ou na imitação de modelos.
Já Guenther(1997), enfatiza que aprendizagem é um processo ativo de que resulta de força de vontade do individuo na busca da resolução de suas necessidades. Sendo assim vive constantemente a procura de respostas as suas necessidades de manutenção ou crescimento, as pessoas estão de forma diferente aprendendo a agir (Snygg 1941). E enfatiza Guenther(1997), que o aprendiz é o centro gravitacional de todo aprendizagem , o aprendiz como de fato aquele que realiza, torna real.
Aprendizagem depende necessariamente da seleção feita pelo individuo, dentro do seu campo perceptual, é sempre em função de suas necessidades fundamentais, o aprendizado fica ligado diretamente a necessidade da situação que se encontra, precisa haver essa necessidade quase que “fisiológica” de aprendizado.
Mizukami( 1986) deixa explicito que na abordagem humanista o sujeito é dado como principal elaborador do conhecimento humano. O resultado de seu crescimento didático se da no desenvolvimento da personalidade do individuo na sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada. O professor se torna apenas facilitador da aprendizagem ele não transmite o conteúdo. Conteúdo advém da experiência do Aluno.
A educação tem a finalidade segundo Mizukami(1986) criar condições que facilitam a aprendizagem para o pleno desenvolvimento