Humanismo
Segundo a teoria de Gestalt o cérebro funciona com todos os seus elementos ao mesmo tempo, sendo, portanto dinâmico. A pscicologia de Gestalt trabalha com a percepção humana, ou seja, a percepção vai além do que os olhos vêem, mas se resume aos fatores conscientes que são: percepção, atenção, memória, intencionalidade etc. Essa abordagem atualmente é bem aceita no atendimento clinico focal.
A teoria da Psicanálise é uma área do conhecimento, uma escola psicológica, e também um método de investigação que busca conhecer e compreender em dimensão profunda o inconsciente do ser humano. Ao contrário da teoria de Gestalt no qual buscava os fatores conscientes do ser humano.
A Psicanálise tem sua contribuição no mundo contemporaneo, pois entende por exemplo as novas fôrmas de sofrimento psiquico e do excesso do individualismo. É importante ressaltar que o individuo utiliza meios para excluir da consciencia o que acha indesejável e dolorosos, protegendo assim o aparelho psiquico. Podendo o individuo ter um comportamento humano positivo que expressa felicidade, amor, etc. ou transferência negativa expressando ódio, inveja, etc. A teoria do Humanismo destaca na sua abordagem a busca pela humanização entre as relações, para essa teoria não existe ser humano superior ou inferior, ou seja, todos somos iguais. A abordagem do Humanismo surgiu para o tratamento psicoterápico, no qual o terapeuta se preocupa em criar um ambiente saudável para o seu cliente fazer mudanças no seu interior.
Humanismo sugere que o professor tente criar um ambiente agradável para que o aluno se sinta motivado, e aceitar o aluno do jeito que ele é, compreender as suas ações. Cabe ao aluno entrar em contato com os problemas de sua vida, sabendo distingui-los e