ABORDAGEM DE KEYNES 1

337 palavras 2 páginas
Segundo o economista australiano Steven Kates, o economista britânico John Maynard Keynes teria deturpado a teoria original de Jean-Baptiste Say, relacionada ao equilíbrio dos mercados. A fim de refutar a Lei de Say, Keynes distorceu-a e adulterou-a gravemente. Como afirma Kates, ‘’Keynes se equivocou em sua interpretação da Lei de Say e, ainda mais importante, se equivocou quanto às implicações econômicas da mesma. ’’
Na introdução da edição francesa da Teoria Geral, de 1939, Keynes centrou-se na Lei de Say como sendo a questão central da macroeconomia.
Creio que, até uma época recente, a ciência econômica em todos os lugares tem sido dominada pelas doutrinas associadas ao nome de J.-B. Say. É verdade que sua "lei dos mercados" já foi há muito abandonada pela maioria dos economistas; porém, eles próprios ainda não libertaram das suposições básicas criadas por Say, particularmente de sua falácia de que a demanda é criada pela oferta. No entanto, uma teoria baseada nesta suposição é claramente incapaz de atacar os problemas do desemprego e dos ciclos econômicos.
Kates afirma que Keynes interpretou de forma errada a Lei de Say, porque ao destacar que a lei diz que "a oferta cria sua própria demanda", ele na realidade sugeriu que o objetivo de Say era dizer que qualquer coisa que for produzida será automaticamente comprada. Logo, a Lei de Say não pode explicar os ciclos econômicos.
Keynes foi adiante e declarou que a Lei de Say "pressupõe pleno emprego". Outros keynesianos cometem este erro até hoje, embora nada possa estar mais longe da verdade. As condições do desemprego não proíbem a produção e nem as vendas, ambas as quais formam a base do aumento da renda e do aumento da demanda.
Ademais, a Lei de Say serviu especificamente de base para a teoria clássica dos ciclos econômicos e do desemprego. Como declarou Kates, "A posição dos economistas clássicos era a de que o desemprego involuntário não somente era possível, como na realidade ocorria

Relacionados

  • Gestao de desenvolvimento
    5962 palavras | 24 páginas
  • Trabalhos
    6294 palavras | 26 páginas
  • Desenvolvimento econômico local
    6096 palavras | 25 páginas
  • Desenvolvimento economico local
    8403 palavras | 34 páginas