Abordagem da leitura
A partir das observações acerca dos aspectos de leitura que recaem sobre leitor e/ou texto (modelos teóricos) e das considerações constantes no artigo que lemos, argumente sobre a aprendizagem da leitura dentro de uma perspectiva que possa contribuir para o trabalho eficaz em sala de aula.
Virou lugar-comum em nosso meio pedagógico de professores de língua afirmar que nossos alunos não são proficientes em leitura. Em outras palavras, virou uma espécie de mantra repetido à exaustão ecoando em todos os níveis da educação básica presente em frases como “meus alunos são fracos em leitura”, “eles não conseguem interpretar”, “se eles não sabem decodificar o que leem, como vão compreender os textos? ”, enfim, se fôssemos expor os níveis, problemas e percalços em leitura encheria muito papel.
Diante desse cenário angustiante, desolador, eis que nos foi apresentada a abordagem psicolinguística da leitura, sem dúvida, não é uma panaceia para resolver os problemas todos em leitura, mas certamente é uma perspectiva que pode ser muito válida, factível quando se pensa em compreender os processos de leitura, e o principal, que possibilidades reais temos à disposição para a eficácia no trabalho com leitura.
Nesse contexto, alguns aspectos da