ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRA O

2197 palavras 9 páginas
Marcelo Braga de Assunção (RA 1630481513029)
Luís Felipe
Cleiton
Ederson
Weslei

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

Faculdade de Tecnologia (FATEC) – Arthur de Azevedo
Mogi Mirim – 2015

“O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento: pode tanto cooperar como competir com os outros. Coopera quando seus objetivos individuais precisam ser alcançados por meio do esforço comum coletivo.
Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros. A cooperação e o conflito tornam-se parte virtual de todos os aspectos da vida humana.”

(Idalberto Chiavenato)

Sumário

RESUMO 4
1. A Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow 6
2. Teoria dos dois fatores de Herzberg 8
3. Teoria X e Teoria Y 9
4. Teoria das Decisões 11
5. Teoria do Desenvolvimento Organizacional 12
6. Conclusão 13
Referências 14

RESUMO

Este artigo apresenta teorias de variados autores sobre a abordagem comportamental, bem como a motivação humana, hierarquia das necessidades e a teoria dos dois fatores. Mostrando o novo enfoque dentro da teoria administrativa a qual aborda a ciência do comportamento, tendo ênfase nas pessoas dentro de um contexto organizacional mais amplo.

Palavras-Chaves: Motivação, Comportamento, Decisão, Necessidades, Fatores.

Introdução

A partir de 1947, através da Influência dos psicólogos behavioristas que lançaram a Psicologia Organizacional, onde o comportamento das pessoas dentro das organizações passa a ser analisado de maneira mais profunda e abrangente buscando-se com isso entender as características da natureza humana que influenciam suas atitudes e suas ações dentro das organizações, sendo um grande avanço em relação a abordagem humanística proposta pela teoria das relações humanas, que tinha uma visão romântica e utópica, tratando os aspectos motivacionais do comportamento humano de maneira superficial e insuficientes para entender a complexidade da natureza humana.
O

Relacionados