Como Usar O Programa
1 - Abrindo arquivos
Quando desejamos abrir arquivos no ImageJ, precisamos acionar a função File, que fica situada no canto superior esquerdo da janela de ferramentas do ImageJ. Ao clicar sobre a palavra File, uma lista de comandos aparece (veja figura 2).
Para abrir imagens estáticas no ImageJ, siga a sequência File>Open>[Endereço do arquivo desejado]. Para abrir arquivos de vídeo no ImageJ, siga a sequência File>Import>[Formato do arquivo desejado].
Quando a função Import é acionada, uma lista com formatos de arquivos a serem importados surge a nossa frente (veja figura 3).
Ao escolher um formato de arquivo a ser aberto, por exemplo, um arquivo do tipo AVI, uma nova janela temporária se abre.
Para abrir o arquivo e iniciar a analise com o ImageJ, precisamos indicar o caminho ou o diretório onde do arquivo em questão.
O ImageJ reconhece o formato de AVI e seus antecessores
2 - Obtendo informações sobre as Imagens
A imagem aberta na janela de imagens é analisada como se estivesse sobre um plano cartesiano formado.
As coordenadas de um ponto específico da imagem podem ser obtidas levando o cursor do mouse até esse ponto. Essas coordenadas apareceram na parte inferior da barra de ferramentas (veja figura 4).
No caso de um vídeo, surge também, na parte inferior da barra de ferramentas, uma coordenada denominada Z.
A identificação direta desse frame é facilmente obtida mediante a consulta ao primeiro número exibido na parte superior da janela de imagem (veja, novamente, a figura 4). Assim, no exemplo apresentado na figura 4, o número 13/127 indica que a janela de imagens exibe o frame de número 13 de um vídeo composto por 127 frames. Quando sabemos quantos centésimos ou milésimos de segundo estão associados a cada frame, temos informação sobre o tempo transcorrido entre dois momentos exibidos no vídeo que estamos a analisar.
3 - Fazendo medidas com o ImageJ
O programa ImageJ permite a medida de comprimentos, áreas, intensidade