Abordagem Clássica da Administração
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
OSORIO 28 DE FEVEREIRO DE 2013.
Abordagem clássica
No inicio do século XX surgiu os primeiros trabalhos sobre a administração cientifica, com Taylor que veio a dar começo ao desenvolvimento da administração cientifica que tinha a preocupação em aumentar a produtividade da indústria por meio da racionalização do trabalho operário e Fayol com a teoria clássica focada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios de administração em baseamentos científicos.
A abordagem clássica da administração pode ser vista por duas orientações diferentes, mas que se completam.
Administração cientifica baseada nos trabalhos de Taylor, a ideia básica era que para aumentar a produção de uma empresa era necessário o treinamento do nível operacional para que a tarefa fosse executada com eficiência, dava ênfase a tarefa.
Teoria clássica desenvolvida por Fayol buscava aumentar a eficiência da empresa através da instalação e organização dos departamentos, dava ênfase a estrutura.
Teoria Cientifica
A teoria cientifica da ênfase nas tarefas, esse nome é devido a tentativa de aplicar métodos da ciência a problemas da administração, com o intuito de chegar a eficiência industrial.
Teoria neoclássica
A teoria neoclássica falada por Chiavenatto aparece na década de 1950, diante do crescimento das organizações e surgimento de problemas administrativos.
È uma teoria que da ênfase na atuação do administrador com a atenção para o porquê e para o quê de existir determinadas atividades em uma empresa.
Teoria das Relações Humanas
A teoria da relações humanas é o conjunto de teorias administrativas que foram reforçadas com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores em Nova York em 1929 e com a experiência feita por Hawthorne.
Essas teoria criou novas perspectivas para a administração, que passou a buscar o conhecimento das atividades, sentimentos