abnt
O Sinduscon-MG já dispõe de um estudo completo sobre o CUB/m², intitulado “Custo Unitário Básico (CUB/m²): Principais Aspectos”, o qual detalha a metodologia e o processo de cálculo do referido indicador de custos do setor. A publicação ora editada objetiva apresentar um resumo do processo de cálculo, facilitando ainda mais a compreensão de todos os usuários do CUB/m²: construtoras, incorporadoras, compradores de imóveis, engenheiros, arquitetos e profssionais da área de orçamento, dentre outros.
Um indicador que está no mercado há quase cinquenta anos contribuindo com o setor da Construção dispensa apresentações sobre sua relevância e seriedade. O CUB/m² refete o custo básico de uma construção, tendo em sua composição custos relativos a materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos. Para comprovar, mais uma vez, que o CUB/m² acompanha o custo da construção bem de perto, os Sinduscons de todo o País iniciaram a série de cálculo que contém a desoneração da folha de pagamentos dos salários, de acordo com o que determina a Lei 12.546/11 alterada pela Lei 12.844/13. Essa publicação, inclusive, apresenta, em linhas gerais, como acontece esse processo e qual é a diferença entre o CUB/m² que contém a desoneração da folha de pagamentos e o CUB/m² que não considera esta desoneração.
Com este estudo sobre o CUB/m², iniciamos a série de publicações: “Saiba mais”. Anualmente, junto com o nosso Kit Qualidade, lançaremos uma edição explicando, de forma objetiva, um assunto/tema importante sobre a Construção Civil. É mais uma contribuição da