ABNT 5410
Esta Norma refere-se às instalações elétricas de baixa tensão estabelecendo as condições adequadas garantindo seu funcionamento satisfatório, conservação dos bens e a segurança de pessoas e animais. A Norma aplica-se principalmente as instalações elétricas de edificações, seja residencial, público, comercial, industrial, de séricos, agropecuários, etc., incluindo as pré-fabricadas. Além desses exemplos a Norma se aplica a áreas externas das edificações como: instalações de acampamentos, canteiro de obras, exposições, instalações temporárias, entre outros.
A Norma aplica-se ás instalações elétrica alimentadas sob uma tensão nominal igual ou inferior a 1000v em corrente alternada, com frequência inferior a 400Hz, ou a 1500v em corrente continua aos circuitos elétricos que não são internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a 1000v e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1000v em corrente alternada (como: circuitos de lâmpadas a descarga, precipitadores eletrostáticos etc), a toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização, e às linhas elétricas fixas de sinal ( com exceção dos circuitos internos dos equipamentos).
A aplicação às linhas de sinal limita-se à prevenção dos riscos devido às influências mútuas entre essas linhas e as demais linhas elétricas da instalação, sob o ponto de vista da segurança contra choques elétricos, incêndios e efeitos térmicos e sob o ponto vista da compatibilidade eletromagnética, por exemplo:
- separação das linhas de sinal das outras linhas elétricas;
- aterramento;
- seleção e instalação da fiação e dos componentes fixos.
A aplicação às linhas de sinal deve ser considerada a partir do ponto de terminação de rede (PTR), definido na NBR 13300.
A referência à compatibilidade eletromagnética tem por objetivo indicar os cuidados a serem tomados contra interferência mútua entre linhas de sinais e outras