ABIOGENESE X BIOGENESE
GERAÇÃO ESPONTÂNEA ou ABIOGÊNESE Segundo o princípio da geração espontânea ou abiogênese formulado por Aristóteles, alguns seres vivos se desenvolvem a partir da matéria inorgânica em contato com um princípio vital, ou "princípio ativo". A vida surgiria sempre que as condições do meio fossem favoráveis. Sapos, por exemplo, brotariam nos pântanos. De matérias em putrefação, apareceriam larvas.
BIOGÊNESE
Em 1864 o químico e biologista francês Louis Pasteur realiza uma série de experiências com os frascos com "pescoço de cisne" e demonstra que não existe no ar ou nos alimentos qualquer "princípio ativo" capaz de gerar vida espontaneamente. Abre caminho para a biogênese, segundo a qual a vida se origina de outro ser vivo preexistente.
Experimentos que provam a biogênese:
Redi - colocou pedaços de carne em alguns frascos de boca larga, tapou metade dos frascos com uma tela, enquanto a outra metade ficava aberta. Nos frascos abertos, onde as moscas entravam e saiam ativamente , surgiu uma grande quantidade de larvas. Nos frascos fechados, onde as moscas não conseguiam entrar, não apareceu nenhuma larva, apesar de muitos dias terem se passado desde que a carne fora lá colocada. Com essa experiência simples, Redi demonstrou que as larvas da carne podre desenvolvem-se de ovos