Abecedário de Marketing
O abecedário do marketing trata dos 4P's, O’s, C’s, e A’s.
Os 4P’s são: Produto ( refere-se a variedade do mesmo), preço ( condições de crédito etc.), praça ou ponto de venda (canais de distribuições), promoção (venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, etc.). Eles mostram a visão do vendedor sobre o mercado, e foi formulado pelo professor Jerome McCarthy.
Os 4C’s são: Cliente, conveniência, comunicação e custo. Foram definidos por Robert Lauterbom. Nesse conceito, mais importante do que ter um produto ou serviço para ofertar é ter um cliente para satisfazer. As conveniências tem o objetivo de tornar o cliente fiel. A comunicação é considerada o momento de sedução, e as pessoas precisam ser atendidas com cortesia e magia. Por fim, o custo não pode estar acima das possibilidades e expectativas do comprador. Os 4C’s visão orientar o composto para o cliente.
Os 4P’s e C ’s são complementares uns aos outros.
Conceito criado pelo professor Raimar Richers, os 4A’s precisam estar coordenados com as atividades de outras áreas da empresa e seguir os objetivos e as metas estabelecidas no planejamento de marketing. Os 4A’s são:
- Análise: Consiste basicamente em buscar e processar as informações importantes e úteis ao processo decisório da empresa.
- Adaptação: Visa ao ajuste das características e a oferta de produtos e serviços às forças vigentes do mercado
- Ativação: Os meios de comunicação da empresa são revisados, e talvez reestruturados, para que o produto chegue de modo adequado ao consumido.
- Avaliação: Área de controle mercadológico, aumentando a produtividade do composto de marketing como um todo.
Os 4O’s representam as expectativas do mercado. Essas expectativas são: Objeto desejado pelo mercado, com que Objetivo é desejado, como o mercado está organizado para pesquisar, e como o mercado opera.
2.2. Quais são as semelhanças entre as variáveis estudadas?
As quatro têm como objetivo fazer com que a troca seja eficaz. Os