abdominoplastia
Abdominoplastia é um procedimento cirúrgico estético realizado para remover gordura e pele em excesso do abdômen, geralmente por causas estéticas.É feito então um descolamento em toda a parede anterior/lateral do abdómen, assim podendo ser efetuadas as alterações necessárias. Após as alterações , é fechada a incisão e recolocado o "umbigo" em sua posição normal.
Tratamento
Após 7º dia do pós-operatório • Crioterapia nas áreas dos flancos que apresentavam equimoses, por 20 min;
• Drenagem linfática manual no abdome, costas e membros inferiores, feita nos decúbitos dorsal e lateral por 50 min (preservação da postura cirúrgica).
Apos 30º dia do pós-operatório (DPO) em diante
• Ultra-som 3MHz; 0,5w/cm² por 10 min. na cicatriz cirúrgica;
• Vacuoterapia: depressomassagem pulsátil com pulso de 25 realizada 05 minutos em cada flanco e depressomassagem contínua com a pressão suportável pela paciente (entre 100 e 200 mmHg) por 05 minutos em cada flanco. A primeira realizada para a desfibrosagem e a segunda realizada para favorecer o remodelamento corporal.
• Massagem clássica por 10 min nos flancos e abdome;
• Drenagem manual linfática no abdome, costas e membros inferiores por 40 min nos decúbitos dorsal e ventral.
Diagnostico
Após conversar com o médico e esclarecer todas as dúvidas sobre a abdominoplastia, o paciente deverá fazer exames de rotina cerca de 10 dias antes da cirurgia, assim como uma avaliação clínico-cardiológica. Em alguns casos pode-se solicitar o ultrassom abdominal ou outro exame eletrocardiograma, hemograma, coagulograma , glicemia de jejum , eletrólitos , anti-hiv, urina.que possa ajudar no esclarecimento do diagnóstico.
Complicações
As abdominoplastias apresentam uma série de complicações, cada uma delas com diferentes causas. Assim, hematomas, seromas (coleção de líquido abaixo da pele), infecções, deiscências e necrose são alguns exemplos. Cabe ao cirurgião plástico solucionar tais problemas, valendo-se