abcde
A psicologia enquanto ciência
Queridos alunos,
Hoje vamos iniciar uma jornada que visa a compreensão da Mente
Fonte: Google imagens
Humana. Quero convidá-los para uma viagem em busca deste conhecimento. Sejam bem-vindos!
Para darmos inicio a esta jornada gostaria que vocês verificassem oPlano de Ensino da disciplina, lá cada passo que vamos dar já está planejado. É melhor quando a gente conhece o roteiro da viagem!!!
Fonte: Google imagens
O objetivo da aula de hoje é compreender como iniciam-se os primeiros estudos psicológicos até que a Psicologia torna-se uma ciência. É esta ciência que vem dialogar com o Direito, para ajudá-los a compreender o comportamento humano e sua complexidade.
Todos nós usamos o que poderia ser chamado de psicologia de senso comum em nosso cotidiano. Observamos e tentamos explicar o nosso próprio comportamento e o dos outros. Tentamos predizer quem fará o que, quando e de que maneira. E muitas vezes sustentamos opiniões sobre como adquirir controle sobre a vida (Ex: o melhor método para criar filhos, fazer amigos, impressionar as pessoas e dominar a cólera). Entretanto, uma psicologia construída a partir de observações casuais tem algumas fraquezas críticas.
O tipo de psicologia do senso comum que se adquire informalmente leva a um corpo de conhecimentos inexatos por diversas razões. O senso comum não proporciona diretrizes sadias para a avaliação de questões complexas. As pessoas geralmente confiam muito na intuição, na lembrança de experiências pessoais diversas ou nas palavras de alguma autoridade (como um professor, um amigo, uma celebridade da TV).
A ciência proporciona diretrizes lógicas para avaliar a evidência e técnicas bem raciocinadas para verificar seus princípios. Em consequência, os psicólogos geralmente confiam no método científico para as informações sobre o comportamento e os processos