Abandono de crianças
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL
OU POLÍTICO?
Introdução
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) vem com um desejo de conceder as crianças e aos adolescentes um bom desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, afim de formar homens e mulheres em condições de liberdade e dignidade humana.
O governo de Getulio Vargas foi um mandato bastante nacionalista e populista, Vargas criou a Justiça do Trabalho instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas, carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce, e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco. Criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
A sociologia é marcada pela modernidade tardia fazendo existir um encontro da sociologia com a infância.
Desenvolvimento
O estatuto da criança trata da proteção dos direitos fundamentais a pessoa em desenvolvimento e dos órgãos e procedimentos protetivos. Ele trás conseqüências “pequenas”, porém com “grandes” efeitos, buscando a correção do termo “menor” por criança e adolescente. Isso porque a palavra menor traz uma idéia de uma pessoa que não possui direitos. Contudo isso foi banido do vocabulário de quem defende os direitos da infância, com isso os termos adequados passarão a ser utilizados: criança, adolescente, menino, menina, jovem.
Essas pequenas observações servem pra que seja notada a necessidade que a sociedade precisa para perceber através de pequenos atos, a valorização do ser humano que começa exatamente como criança. Essa valorização que deve ser iniciada no seio familiar, quando uma mulher decide ter um filho, onde deveria programar a chegada desta criança, através de um bom trabalho, infra estrutura, educação, saúde, moradia, ou seja, condições dignas de um