aasas
Introdução
Os circuitos elétricos constituídos por resistências são amplamente utilizados tanto para alimentação (polarização) por tensão ou corrente contínua como por tensão variável.
Neste capítulo será feita a revisão de circuitos alimentados por corrente contínua (abreviado por cc) que são os circuitos constituídos por elementos resistivos alimentados por uma fonte de tensão ou corrente contínua.
Grandezas elétricas: tensão e corrente
Diferença de potencial e tensão elétrica
A passagem de corrente elétrica num condutor resulta do movimento de elétrons de um ponto a outro do condutor. Uma propriedade básica do elétron é a sua carga (1,6.10-19 C).
A força aplicada por uma carga sobre outra é devido ao campo elétrico produzido por aquela e que tem a capacidade de fornecer a energia necessária para movimentar a carga. Quando uma carga se move sob o campo elétrico de outra, trabalho deve ser fornecido. A quantidade de trabalho por unidade de carga é chamada de diferença de potencial (ddp). Como o trabalho de movimentação de uma carga é sempre relativo, a diferença de potencial deve ser sempre relativa a um ponto de referência. Na maioria das vezes, sempre que nos referimos ao potencial estamos nos referindo à diferença de potencial e omitimos o ponto de referência.
Nesses casos, admitimos implicitamente que o ponto de referência é a Terra (ou pelo menos, o solo, que apresenta um nível de potencial relativo igual a zero) e essa referência é denominada terra. Na língua inglesa, essa ambigüidade lingüística não ocorre, pois o terra de referência do potencial é chamado ground (GND), enquanto que o planeta Terra é grafado earth. Esse referencial é considerado como um absorvedouro de carga infinita, isto é, não importa qual o nível da diferença de potencial, toda a carga que puder ser movimentada por ele será absorvida pela Terra sem alterar as suas características elétricas. Na prática, como o nível de potencial é finito,