AACC Relatrio Do Filme 1492

702 palavras 3 páginas
Relatório do filme 1492 A Conquista do Paraíso.

Após assistir o filme 1492- A Conquista do Paraíso, pude ver certas situações e não sei dizer se o filme é mais um contexto, narrativa ou uma encenação de entendimentos do diretor e atores. Mas falando do filme “1492 – A conquista do paraíso” mostra-se a história de Cristovão Colombo e as expedições marítimas que este realizou, onde hoje é a atual América.
Com um cenário de dar inveja pelo envelhecimento dos lugares e dos artistas nos passando uma imagem como se fosse real, podemos dizer que é uma boa produção de cinema. A visão do filme é romântica, amenizando vários fatos, porém há cenas que apresentam bem várias características do contexto histórico da época em questão. A busca por novas rotas comerciais é uma das grandes chaves do início da Idade Moderna, assim também como outros aspectos visíveis no filme. Mas pude perceber também que o filme mostra um Cristovão Colombo com princípio de loucura, mas o único lunático naquela época que ousou enfrentar os sábios da Espanha dizendo que chegaria às Índias depois de cruzar 700 léguas. O filme inicia com uma cena de Cristóvão Colombo explicando a um de seus filhos que a Terra era redonda, teoria esta, que não era aceita pela Igreja Católica. A partir daí podemos ter uma visão ampla da contextualização histórica realizada no filme. A presença da Inquisição Católica ainda é permanente, como é representado em uma cena de “Auto de fé”, onde hereges são queimados em praça pública, no qual os moradores assistiam a morte deles com total anormalidade, trazendo também outro aspecto desta sociedade, que é a banalização da violência.
No filme mostra que grandes figuras viam em Colombo uma nova chance de a Espanha sair na frente na corrida marítima, pois existiam apenas duas rotas, uma contornando a África e outra Pelo Mediterrâneo, e se Cristovão conseguisse essa nova rota a Espanha sairia na frente. A Espanha, da rainha Isabel I, inicia sua expansão marítima com

Relacionados