Origem Do Universo E Teoria Do Big Bang
A origem do universo é uma incógnita que atraiu toda a humanidade. Todos os povos e em todas as épocas tentaram decifrar esse mistério. No passado remoto, desde a Antiguidade até a Idade Média, à religião e a mitologia eram as fontes da resposta. Povos primitivos, babilônicos, egípcios, gregos e fenícios, acreditavam que o universo era fruto do trabalho de vários deuses. Durante a Idade Média a ideia da gênese do cosmos relacionada com a divindade continuou e se formulou a teoria Criacionista, que será estudada mais adiante.
Há mais de dois mil anos, surgiu o pensamento filosófico. Ele propôs novas ideias, modificando ou mesmo abandonando a tradição religiosa. As primeiras tentativas de encontrar uma resposta racional, para a origem do universo foram feitas pelos filósofos, gregos, como Pitágoras, Eudoxus de Cnidus, Demócrito e Leucipo.
Com a chegada do renascimento, período no qual a razão predominou, verdadeiros avanços foram dados nesse ramo do conhecimento. Nos séculos XV e XVI, Nicolau Copérnico e Johannes Kepler realizaram suas pesquisas e contribuíram significativamente para o estudo acerca do universo, com a teoria heliocêntrica e as leis de Kepler (explicação dos movimentos dos planetas).
No entanto, foi durante o século XX, caracterizado pela aceleração do conhecimento humano e da tecnologia, muitas das questões até então restritas ao campo investigativo foram comprovadas. Alta tecnologia, as descobertas de Hubble e as teorias de Einstein, pesquisas e inovações em instrumentos no campo astronômico, como telescópios precisos, foram e tem sido fundamental para tentar montar o quebra-cabeça da origem do universo. Hoje já existem teorias que buscam atender a essa questão, e são elas que serão desenvolvidas nesse trabalho.
Criacionismo
O criacionismo é a teoria com motivações religiosas de que o universo é obra de um agente sobrenatural. A teoria criacionista mais aceita atualmente é o Criacionismo Cristão, embora existam outras. Ela se