Aacc poesia & teologia

1642 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
AACC – ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS
ALUNA: REJANE FACHETTI TARANHA DE CARVALHO
RA: 1063076

PALESTRA “POESIA E TEOLOGIA”
PALESTRANTE PROF. MS. ALEX VILLAS BOAS

[pic]
Carlos Drummond de Andrade conhecido como um dos maiores poetas de todos os tempos

2012
Relatório da palestra Poesia e Teologia:

Resumindo a palestra “Poesia e Teologia” ministrada pelo conferencista prof. ms. Alex Villas Boas, podemos sintetizá-la em algumas palavras tais como: poesia, teologia, Deus, místico, mistério, absurdo, vida, morte, objeto, religião, fé, ateu, época, filosofia e literatura.

O palestrante começou abordando sobre Literatura e Teologia ou seja no modo da literatura pensar que ajude a teologia se reformular; literaturas e teologias num contexto de apropriações e perspectivas que se interpelam.
- Mudança de época na perspectiva da religião ou pensamento religioso ou pensamento religioso:
- Não entender o que herdamos da nossa teologia que para a nossa sensibilidade contemporânea ficaria difícil tratar do objeto Deus, onde Deus não é o objeto de reflexão mas de revelação, alo que se mostra, se manifesta, se revela: volta a velar-se.
- A busca de conhecimento, a busca contínua sendo a busca com relação a Deus um mistério.
- A busca do místico: fundador de uma religião ocupando o papel de místico fundante e o que se estabelece como elemento da mística fundante: conhecer o Deus que Jesus conhece.
- Caminhos de acesso a esse mistério: mistagogia como o primeiro elemento onde começamos a pensar em teologia como literatura e não como filosofia.
- As narrativas desvelando e revelando o místico do mistério, sendo o mistério um convite; a literatura cristã, islâmica, hindu e judaica dão acesso a esse mistério de forma literária.
- Racionalidade.
- A sabedoria como prática de vida (modo de ser) destaca-se o rito que vem a expressão dogma, do rito, da sabedoria que nos alarga a perspectiva de vida: ética.
- Símbolos

Relacionados