Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
CADUCEU – O SÍMBOLO DO CONTABILISTA
O símbolo da contabilidade é representado pelo Caduceu (um bastão entrelaçado por duas serpentes em um elmo alado). Essa insígnia significa tudo que um profissional da área contábil precisa ter: capacidade, inteligência e astucia, sua história é originada da mitologia romana, onde Mercúrio era o Deus que protegia vários campos entre eles o comercio. Por sua vez Mercúrio foi tido como inventor da escrita contábil e ao tomar o Caduceu como seu símbolo, ele também foi utilizado em tudo que protegia. Como a contabilidade comercial foi durante milênios a ciência mais importante, fica justificada a adoção dele como principal símbolo da contabilidade.
Origem
A sua origem se explica racionalmente e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio (Deus Grego), diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão, os romanos utilizavam o caduceu como o símbolo do equilíbrio e boa conduta.
Composição do Símbolo
O Bastão: Representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto de estudo o patrimônio das entidades.
As Serpentes: Simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo o mais vantajoso para o cliente.
As Asas: Figuram a diligência, a presteza, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.
O Elmo: Peça de armadura antiga que protegia a cabeça, tem o significado de proteção contra pensamentos baixos que levem a ações desonestas.
ANEL DO CONTABILISTA
Aro De um lado o caduceu de mercúrio, que é a insígnia do deus do comércio (bastão que representa o poder; com duas serpentes trançadas, simbolizando a sabedoria e o capacete com duas asas que representam atividade e diligência). Do outro lado, as tábuas da lei, com a legenda "Lex".A Pedra do Anel |
Existem divergências quanto à cor da pedra do anel do Contabilista, e há os que desejam estabelecer uma para o