Metodologia do trabalho científico em música
CURSO DE MÚSICA
DISCIPLINA: Metodologia do trabalho científico em música
PROFESSOR:
ALUNO:
DATA: 17/11/2011
Laville, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed 1999. P. 30 a 49.
Informações sobre o autor
Christian Laville e James Dionne, professores canadenses, da Université Laval, que adquiriram durante seus trabalhos experiência na área de metodologia da pesquisa, o que hes permitiu poder apresentar os princípios e as práticas de produção da pesquisa.
A PESQUISA CIENTÍFICA HOJE
Desenvolvimento das ciências humanas e o positivismo
[...] foi com o modelo das ciências naturais e com o espírito do positivismo que as ciências humanas desenvolveram-se na última parte do séc. XIX e nas primeiras décadas do séc. XX. (p. 31)
Esse modelo metodológico, altamente valorizado na época, e a espécie de culto dedicado a ciência tão difundido então agourariam no futuro. As ciências humanas sofreram, todas, sua influência. Mas se sentiu, desde muito cedo, os limites desse modelo, algumas de suas ambigüidades e de suas inadequações [...]. (p.31)
O enfraquecimento do positivismo
[...] deixava a entender que a abordagem positivista poderia ser aplicada, com sucesso, a todos os objetos de conhecimento, tanto naturais quanto humanos. (p.31)
As ciências naturais e as ciências humanas tratam de objetos que não se parecem nem de longe. Com efeito, seus objetos são muitos diferentes, por seu grau de complexidade e por sua facilidade de serem identificados [...]. (p.32)
[...] estimava que se devia ‘’considerar os fatos sociais como coisas’’ e que a mente apenas poderia compreender tais fatos ‘’com a condição de sair de si mesma, pela via de observação e de experimentações’’. (p.32)
Ora, a simples observação dos fatos humanos e sociais traz problemas que não se encontram nas ciências naturais.