Aaaaa
Introdução
Importância da problemática
As obras subterrâneas são essenciais para o cotidiano, seja pelo uso constante dos metrôs em cidades movimentadas como São Paulo, ou em conexões entre rodovias. A segurança e a longevidade dessas construções estão diretamente relacionadas à qualidade do solo em que se encontra a obra, e os materiais utilizados na escavação também são fortes fatores.
Existe toda uma “cidade” nos limites do túnel subterrâneo, onde o solo que o envolve nem sempre é estável e homogêneo ao longo da distância compreendida pela obra. Por isso, estudar a composição do solo e das rochas, e saber quais os tipos deles devido à intemperismo ou outros tipos de alterações é importante para assegurar a segurança das pessoas que usufruirão da finalidade da obra. Além disso, estudar como o solo se comporta e quais as eventuais falhas, deformidades ou contornos que se encontram ao longo da faixa de terra pode determinar também a situação de vida dos trabalhadores que escavarão o túnel.
Esses tipos de obras conseguem viabilizar a construções de construções para deslocamento em áreas outrora vistas como de difícil acesso, como grandes morros, ou pedaços de terra em desfiladeiros e partes entre estradas de difícil acesso. Conseguir ultrapassar esses obstáculos, com a resposta vindo na parte subterrânea, é um objetivo que mescla geologia e engenharia. O estudo do solo e sua composição poderão dizer se a aplicação da engenharia será viável. É a aplicação da geotecnia.
Desenvolvimento
Para realizar a construção das obras, é preciso primeiro ter em mente qual o tipo de túnel que será: para a passagem de automóveis, para o metrô, ligação entre rodovias, etc. Estes exemplos fazem a diferença por conta de fatores como o peso distribuído diariamente no solo, o tamanho dos vãos, número de poços de ataque, os tipos de tubagem e extensores para as escavações, a distância da escavação, os