Primeiro Cinema
Resumos História do Cinema Mundial
Aluna: Carolina Paulino Gomes Pugliesi
20 de outubro de 2014
Primeiro Cinema
O capítulo, escrito por Flávia Cesarino Costa, mostra as modificações pelas quais o cinema foi passando e como seus filmes eram exibidos e produzidos. O primeiro cinema é descrito entre 1895 a 1915. Os filmes são uma continuação na tradição das projeções de lanterna mágica e práticas visuais como o taumatrópio, o fenaquistiscópio e o zootrópio, presentes no século XIX.
Traça-se uma espécie de cronograma desde as primeiras exibições de filmes, com Thomas Edison e a patente de seu quinetoscópio, em 1893, e a celebre apresentação dos irmãos Louis e Auguste Lumière no Grand Café, em dezembro de 1895, em Paris.
O quinetoscópio de Edison utilizava-se de uma tira de filme em looping, na qual apareciam imagens em movimento, entre elas, números cômicos, animais amestrados e bailarinas. Edison também começa a fabricar o vitascópio e aperfeiçoar outro projetor, o projecting kinetoscope.
Quanto aos irmãos Lumière, embora tenham ficado famosos, vale registrar por serem negociantes experientes e dotados de um bom marketing, não foram os primeiros a realizarem uma exibição de filmes paga. Dois meses antes da apresentação do cinematógrafo, Max e Emil Skladanowsky, promovia num teatro em Berlim, um sistema de projeção denominado bioscópio. Mas foram de fato os Lumière que se destacaram, principalmente pelo fornecimento de seus filmes nos vaudevilles (teatro de variedades em que se podia beber e conversar).
Os primeiros filmes tinham a característica de serem atrações autônomas que se encaixavam em programações de teatro e variedades. Nos anos 1970, muitos pesquisadores começaram a desenvolver estudos sobre o primeiro cinema. Como Gordon Hendricks, Jay Leyda, Eileen Bowser, David Francis e Paul Spehr. Estes três últimos por sua vez, organizaram a conferência “Cinema 1900-19006”, em