Aaaaa
Podemos dizer que os computadores levaram a civilização contemporânea a uma terceira revolução, a chamada revolução da informação. Antes a civilização presenciou a revolução agrícola e a industrial. A revolução da informação proporcionou um aumento significativo na disseminação de informações. Este fato aumentou a capacidade intelectual da humanidade com impacto direto nas ciências.
Atualmente os cientistas da computação têm trabalhado em várias linhas de investigação científica. Eles buscam viabilizar ferramentas mais eficientes para que os cientistas teóricos e experimentais possam explorar novas fronteiras do conhecimento nas mais diversas áreas como as Engenharias, a Astronomia, a Biologia, a Física, a Química entre outras.
O custo dos sistemas computacionais tem decrescido significativamente nos últimos anos. A redução do custo permite que a utilização dos computadores se multiplique. Hoje estes sistemas são viáveis para diversas aplicações onde antigamente o custo era proibitivo, como por exemplo nos caixas eletrônicos, nos automóveis ou laptops.
Os avanços verificados na tecnologia de hardware têm permitido que os especialistas criem programas extremamente úteis. Este fato pode ser comprovado no emprego dos computadores nas mais diversas atividades desenvolvidas pelas pessoas.
Os bons programadores têm como um dos seus principais objetivos o desempenho dos seus programas. Para os usuários a obtenção de resultados rápidos é um fator preponderante para o sucesso de qualquer software. Nos anos 60 e 70 a principal restrição para um bom desempenho dos computadores era o tamanho da memória. Assim, os programadores procuravam minimizar o espaço de memória utilizado pelo seu programa para torná-lo