AAAA
CAP 6 Os índios estão se acabando
O mito da desolação nativa
RESTALL, Matthew
Trauma da conquista lamenta de Huaman Poma declínio populacional e pobreza dos nativos. Denuncia das práticas coloniais, corrente critica sobre a conquista e colonização na América sobre os indígenas. (182-83)
Mito sobre a natureza das civilizações nativas antes da conquista, de sua reação e impacto sobre as sociedades. Outra idéia do mito é de as civilizações viverem numa possível Arcádia (a perfeição e inocência da sociedade não resistiriam aos processos da conquista). Terceira face do mito seria oposta, pois colocaria a América como subutilizada e subdesenvolvida ‘vida desagradável’ necessitando de cultura superior.
“Por partirem do principio de que as culturas indígenas foram destruídas” (183-84) Mito da Desolação nativa
Colombo: A idéia ainda medieval dos indígenas não serem totalmente humanos não terem cultura ou comunidade humana. Criaturas entre os animais e os seres verdadeiramente humanos. Isso muito tem haver por os europeus terem tido contato nos primeiros anos da conquista com povos semi-nômades do Caribe. (186) Sem cultura Esta ‘anarquia’ foi encarada como uma inocência utópica (índio com dócil, bom), mais a brutalidade colonial tentaram construir comunidades cristã no fundamento da simplicidade nativa. (187)
Vasco de Quiroga: “republica-hospital” no México. Inocentes
“Os índios não são bons como mestres, mas como discípulos” (188).
Outra visão mais hostil: “Os indígenas como estúpidos, tolos, sem respeito pela verdade, instáveis, destituídos de presciência, ingratos, involuveis, desobedientes e incapazes de aprender”. Pagãos, canibais, sodomia. (188-89) Nefastos
Nefastos = Perigosos Seria mais uma adversidade enfrentada pelos europeus na América tanto como, o relevo, clima, animais, doenças. (190)
Estereótipos: Senhores com aparência