a01 admc68 100
678 palavras
3 páginas
Administração de CustosAula 01
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 01: História da contabilidade de custos
Objetivo: Possibilitar ao aluno compreender a importância dos custos nas empresas, capacitando-o a ter visão de curto, médio e longo prazo. Habilitá-lo a aplicar os conceitos de custos, permitindo sua redução e consequente otimização dos resultados.
Contabilidade de custos
Até a Revolução Industrial (século XVIII), os bens eram quase todos produzidos por pessoas ou grupos de pessoas que não se organizavam sob a forma de empresas, as informações de um sistema de custos eram bastante simples. Até então, a Contabilidade Financeira (ou Geral) estava estruturada para atender basicamente às empresas comerciais.
Com o advento das industriais, tornou-se mais complexa a apuração do resultado e o levantamento de balanço, assim, o tratamento dado aos custos passou a ser melhor bem elaborado.
A dificuldade na determinação dos custos resultou no surgimento da
Contabilidade de Custos. Com a evolução das atividades das empresas, abertura do seu capital, globalização, necessidade de informações mais precisas e rápidas para os dirigentes e outros usuários de informações, para se tomar atitudes e resoluções tanto na operacionalização destas quanto no seu posicionamento junto às atividades do mundo financeiro, passou-se a se exigir mais e melhores informações no menor tempo possível.
Assim, a Contabilidade de Custos passou, nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante ferramenta de controle e decisão gerenciais.
Devido ao significativo aumento de