94189410221

1129 palavras 5 páginas
IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA COGERAÇÃO DE ENERGIA PELAS TERMOELÉTRICAS

Elaine Gouvêa
Técnica em Segurança do Trabalho, formada na Escola Técnica Vital Brasil, Belo Horizonte/MG. Experiência profissional vivenciada em área industrial, nas rotinas de SMS.

Endereço: Rua Jornalista Orlando Garcia, 156, Condomínio Vivendas do Futuro, Edifício Columbia, apt. 204 - Bairro Paralela - Salvador - Bahia - CEP: 41730-135 - Brasil - Tel: +55 (71) 4103-2605 - e-mail: elaine.gouvea@hotmail.com.

RESUMO
A proposta deste Artigo é verificar quais são os tipos de combustíveis utilizados pelas termoelétricas para cogeração de energia (vapor e eletricidade), quais são os impactos ambientais gerados pelas suas emissões atmosféricas, e quais alternativas vêm sendo praticadas para a cogeração de energia no país.

Palavras-chave: usina termoelétrica, cogeração de energia, emissão atmosférica.

INTRODUÇÃO
No Brasil a maior quantidade da energia elétrica produzida provém de Usinas Hidrelétricas, porém nas regiões mais secas do país, têm-se utilizado energia produzida em Usina Termoelétrica (UTE) ou em Parques de Energia Eólica (PEE). A partir da crise energética de 2001, o governo iniciou o processo de incentivo para o desenvolvimento de parques termoelétricos no país.
Como pretendo pesquisar sobre a emissão atmosférica oriunda da queima dos combustíveis utilizados pelas UTE’s para a cogeração de energia, farei uma correlação entre os combustíveis utilizados, e qual o melhor custo-benefício, tanto para os empreendimentos, quanto para a sociedade.

TEXTO
O conteúdo e itemização que deverá constar no corpo do texto está definido no Regulamento dos Trabalhos Técnicos e Científicos (TTC) e dos Trabalhos de Inovação Tecnológica (TIT) do I COBESA. Este texto deverá compreender os itens: Objetivo(s) do Trabalho, Metodologia ou Métodos Utilizados, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências (aproximadamente, vinte páginas).

Todo o trabalho deverá ser

Relacionados