914911605/80

863 palavras 4 páginas
Material cedido por Marcos TST

Como saber se minha Empresa precisa formar uma brigada de incêndio, e se precisa como montá-la?
Para os profissionais que já sabem calcular a quantidade de brigadistas que necessita em um determinado local cuja mesmo tem certa população fixa, desconsidere esse arquivo.
OBJETIVO:
O objetivo deste material é ajudar estudantes ou mesmo os profissionais que tem dúvidas em relação a quando minha Empresa, Edificação, etc, precisa compor uma brigada de incêndio.
BRIGADA DE INCÊNDIO DEFINIÇÃO:
Nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver pessoas treinadas e capacitadas para operá-lo. Pessoas que, com conhecimento de prevenção e combate a incêndio, com capacitação para situações imprevistas e de emergência, com controle emocional e ainda com conhecimento de técnicas de primeiros socorros, serão decisivas em situações críticas salvando empresas de sucumbirem diante do fogo e evitando que vidas sejam perdidas.
Estas pessoas formam a Brigada de Incêndio, definida pela Instrução Técnica n. 12 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais como “um grupo organizado de pessoas, voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono da edificação, combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida”.
Bom.....
Depois de sabe o que é uma brigada de incêndio e qual o seu objetivo, vamos agora saber como fazer o cálculo para saber quantos brigadistas são necessários em uma empresa, edificação ou similar.

OBS: Vamos fazer esse calculo utilizando como base a IT N° 12 DO CBMG, se por ventura você é de outro estado faça o cálculo considerando a IT de seu estado.

IT-12 BRIGADA DE INCÊNDIO
Esta instrução técnica estabelece as condições mínimas para a formação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e áreas de risco no estado de Minas Gerais.
APLICAÇÃO
Esta IT se aplica a todas as edificações e áreas de risco

Relacionados