9 mes de gestação
É o último mês da gravidez, dando início entre a 33ª semana até a 36ª. O bebê já é capaz de ouvir, sentir, tocar e ver.
33-34 semanas.
O sistema respiratório encerra o processo de formação; O sistema imunológico começa a se desenvolver – o que significa que, em breve, o bebê não precisará mais dos anticorpos que recebe através da placenta. Além disso, nesse período, o fígado da criança está mais ativo, armazenando maiores quantidades de ferro.
O bebê começa a fabricar surfactantes, uma substância que ajuda à maturação pulmonar, indispensável para a sobrevivência. A criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo.
O líquido amniótico apresenta seu volume máximo (em torno de um litro), e o bebê se encaixa na bacia da mãe, em posição propícia para o seu nascimento.
35-36 semanas.
Os seios podem ficar mais inchados e doloridos, em virtude da produção de leite. Como o espaço em que o bebê está fica cada vez menor, em razão do seu crescimento, socos e chutes tendem a cessar, dando lugar a manobras que, em muitos casos, chegam a desalinhar a barriga materna.
A cabeça do seu bebê ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos.
A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado. O bebê está ficando cada vez mais gordinho, pois vai precisar da camada de gordura para conseguir controlar a temperatura do próprio corpo depois que nascer. A audição do bebê está completamente desenvolvida.
37-38 semanas.
O sistema nervoso central do seu bebê ainda está amadurecendo, mas os pulmões já estão praticamente prontos a esta altura. Parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz. Começa a treinar alguns movimentos respiratórios. Bebe já consegue segurar com força. A maioria dos bebês nasce com olhos