801 2711 1 PB
Raíssa Rosa Quadra
RESUMO
O artigo faz uma análise da história da mulher negra, priorizando a história de mulheres negras em Minas gerais.
O texto tem como metodologias, pesquisas bibliográficas e experiências/vivências pessoais. Inicialmente, é feita uma analise histórica sobre a trajetória das mulheres negras no Brasil, levando em consideração pontos que melhor retratam essa trajetória. O texto faz também uma revisão histórica da ditadura da beleza e do percurso do feminismo negro. Em seguida é feita uma apresentação do projeto Pérolas Negras, projeto socioeducativo desenvolvido inicialmente na cidade de Viçosa, localizada na Zona da Mata Mineira. A apresentação foca a importância do trabalho de projetos sociais que incentivam a valorização da beleza e da autoestima da mulher negra como forma de empoderamento político e social. Finalizando, será enumerada a importância das organizações feministas de mulheres negras em Minas Gerais para o acesso a educação, levando em consideração que o projeto teve a sua criação em Minas Gerais.
Palavras-Chave: ditadura da beleza, educação, empoderamento, Lei 10.639 e mulher negra
MULHERES NEGRAS DO BRASIL
As diversas intervenções do movimento negro no Brasil reforçam a cada dia as mazelas da população negra e a desigualdade racial, que é reinante na sociedade, e vem contribuindo para solapar o mito da democracia racial em nosso país. Acostumamos a estudar e conhecer uma história romantizada da escravidão dos negros no Brasil.
Segundo Shuma Schumaher, escritora do livro Mulheres Negras do Brasil (2007), não é possível subtrair a violência da história da mulher negra, e é extremamente importante conhecer as raízes que mantiveram a escravidão e a importância do papel feminino nessas raízes, sendo sobre tudo um papel de resistência.
A história das mulheres negras reflete uma longa trajetória que ilustrada melhor a importância do movimento feminista negro