8 SENSOS
A prática dos SENSOS é altamente mobilizadora, organizadora e transformadora. Sua metodologia promove a mudança de comportamento de todos da organização, que passam a formar um grupo unido com visão de sobrevivência e continuidade dos negócios.
Aqueles que praticam, promovem seu crescimento e aumentam sua autoconfiança, tornando-se mais exigentes com ações, valores e atitudes, gerando benefícios para a qualidade de vida, para a organização em que trabalham para a comunidade e o país.
1º Senso – Utilização
(aplique o princípio: um é o melhor)
Manter no local de serviço somente o que é útil para executar as tarefas;
Aprender a eliminar tudo que não agrega valor ao seu trabalho;
Utilizar os recursos disponíveis de acordo com as necessidades e adequação do uso, evitando excessos, má utilização e desperdícios;
Descartar o que não é mais utilizado por sua área, disponibilizando para outros que podem reaproveitar.
A empresa que aplicar o Senso de Utilização terá liberação de espaço, aumento da produtividade, menos risco de acidentes e reaproveitamento de recursos materiais, evitando até compras desnecessárias.
2º Senso – Ordenação
(um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar)
Determinar algum local para se achar com facilidade documentos, matérias ou equipamentos;
Arrumar tudo, colocando etiquetas, rótulos com palavras de fácil identificação;
Ter o necessário, na quantidade e hora certa e no local adequado;
Coloque placas nos pontos críticos da área de trabalho, tais como: locais perigosos, parte das máquinas que exigem atenção especial, etc.
A empresa que praticar o Senso de Ordenação reduzirá o tempo de busca do que precisará usar, evitará danos aos objetos estocados, racionalizará o trabalho, diminuindo o cansaço físico e mental, aumentando assim a produtividade.
3º Senso – Limpeza
(melhor do que limpar, é não sujar)
A melhor interpretação para o senso é: não basta varrer ou espanar tirando o pó e a sujeira, é