Abidal
1. Origem histórica e antítese com outros modelos gregos.
As primeiras repúblicas são de vinte e cinco séculos atrás, eram gregas e romanas. Nesse período destaca - se o Estado ateniense que foi a primeira manifestação de um governo democrático. As primeiras pessoas que iniciaram o pensamento de democracia foram os filósofos antigos e medievais que influenciavam até hoje. Segundo Sahid Maluf (2008, pág.289):
Os primeiros teóricos da democracia, nos tempos clássicos entre os gregos, Heráclito, Heródoto, Demócrito, Licurgo, Sólon, Sócrates, Platão, Aristóteles e Políbio; e, entre os romanos, Lucrécio, Calústio, Cícero, Sêneca e Tácito.
Nos primeiros Estados em que a democracia começou a se tornar evidente ela era exercida de maneira direta, o governo era realizado pelo próprio povo, que o exercia por meio de assembleias gerais que feitas de forma periódica nas praças públicas. Exemplos dessa democracia direta foram os Estados helênicos e romanos.
Esse modo era possível devido á restrição da área, que em linhas gerais, só acontecia por causa dos limites que a comunidade urbana tinha, esse sistema acontecia devido ao Estado-Cidade.
No mundo moderno, a democracia surgiu de forma indireta ou representativa, que é uma democracia de conquistas inegáveis no campo da liberdade e da propriedade individual que são figuras que realçam o pensamento liberal individual.
Embora a idéia de Democracia seja originaria na Grécia Antiga, nem todos podiam se encaixar nos termos daquela sociedade, pois ainda existiam discriminações pelo fato de mulheres, crianças e estrangeiros não serem influentes nas mudanças politicas daquela época, além disso podemos observar que essa sociedade ainda escravista, o que torna um pouco mais distante a chegada do modelo de sociedade justa para refletir o que é desejado na Democracia.
Entre os modelos antigos de leis que existiram na história podemos citar um que é conhecido como “XII Tabuas”, que foi uma forma de instituir os