Negocio do futebol
Qual é a estratégia atual mais adequada para um Clube de Futebol? Existe um Clube de Futebol que se encaixe nessa estratégia? Quais são os recursos desse Clube de Futebol? Como estes recursos afetam a estratégia desse Clube de Futebol?
Entendemos que a melhor estratégia é aquela que consegue dar a um clube maior retorno financeiro e, consequentemente, maior sustentabilidade perante seus oponentes. Acreditamos que “investir na base” é uma excelente opção mesmo sendo um investimento de longo prazo, já que a venda de jogadores talentosos formados nos times de base, também conhecidos como “Pratas da Casa”, tendem a render ótimos lucros aos clubes. Vale ressaltar também que a busca de um posicionamento do clube como sinônimo de paixão cativa cada vez mais um maior número de simpatizantes e, consequentemente, novos sócios.
Um clube que se enquadra nesta visão é o Barcelona. O clube adotou estratégias para ser reconhecido como uma referência mundial tanto no âmbito esportivo quanto no gerencial, buscando criar uma forte identificação com o público. Sendo assim, aplicaram um planejamento organizacional integrado para alcançar seu objetivo: todos os departamentos da entidade (não só o esportivo) tinham estratégias claras. Segue abaixo uma forma de resumir a forma como a estratégia do “Barça” foi dividida (4 grupos) e como eles afetam o clube:
Fonte: http://luzio.com.br/blog/rene/a-estrategia-a-servico-da-paixao-como-o-case-do-barcelona-pode-inspirar-o-futebol-sbraileiro/ * Pessoas: desenvolvimento de liderança visando aumentar a capacidade de independência da equipe. Criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento de jovens talentos, assim como o interesse de todos aos valores, missão, metas e estratégias do clube. Reconhecimento do esforço dos atletas para que eles se sintam parte do processo. * Processos internos: * Desportiva: manter a alta competitividade da equipe dentro das grandes competições mundiais. Somente com a constante