7
Segundo a organização humanitária Médico Sem Fronteiras, o ebola pode ser contraído tanto de humanos quanto de animais, sendo que os hospedeiros naturais do ebola são os morcegos frutívoros. O vírus é transmitido por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluídos corporais.
Primatas não humanos também são fonte comum de infecção. Acredita-se que macacos se contaminem ao ingerir restos de frutas descartadas por morcegos contaminados. A transmissão de macacos para o homem já foi descrita, principalmente nos locais onde o consumo de carne deste primata é comum. Em 1996, no Gabão, um dos surtos do Ebola foi desencadeado após 19 pessoas terem consumido carne de chimpanzé.
8. Guerra biológica- Quais as doenças envolvidas? Como suspeitar de contaminação por agente biológico? Como pode ser tratadas e quais formas de prevenção?
Quais as principais doenças envolvidas em guerra biológica e como elas podem ser transmitidas?
São vários os agentes com potencial para arma biológica. O anthrax é uma doença primariamente do gado, que é contaminado principalmente ao ingerir os esporos, que ficam estáveis até por mais de 10 anos na natureza. Existem 3 formas clínicas em humanos: a cutânea, provocada contato dos esporos com lesões de pele ou inoculação traumática; a intestinal causada pela ingestão de alimentos contaminados e a aérea relacionada à inalação de esporos. Na forma cutânea, a mais freqüente, pode ser considerada uma doença ocupacional de trabalhadores de cortume, moinhos de lã, além de dois casos por exposição laboratorial. A vacinação do gado e dos trabalhadores expostos, reduziu drasticamente a sua ocorrência. O anthrax por inalação é que tem interesse como arma biológica. Laboratorialmente são produzidos esporos que pelo seu diâmetro podem chegar aos alvéolos pulmonares, quando inalados, ou penetrar em lesões cutâneas. Ocorre a deposição de esporos nos alvéolos, que