7
6. Ferramentas da Qualidade
7. Modelos de Referência para a Gestão da Qualidade
5. Qualidade de Produto
De acordo com a FPNQ, a qualidade é inerente ao produto, mas é julgada pelo cliente, devendo levar em conta todas as características básicas e relevantes dos produtos que adicionam valor para o cliente, elevam sua satisfação e determinam a sua preferência e retenção. As cinco abordagens de Garvin também podem ser usadas como parâmetros para qualidade do produto.
As cinco abordagens de Garvin:
* Transcendental: Sinônimo de “excelência nata”, associada a uma marca tradicional reconhecida como tendo qualidade superior e excelência.
* Baseada no Produto: Variável precisa, dependente do conteúdo de uma ou mais características do produto, permitindo hierarquizar a qualidade.
* Baseada na Produção/Fabricação: Conformidade com especificações e “fazer certo da primeira vez”. Conceito próximo ao de eficiência técnica e produtividade.
* Baseada no Usuário: Associada a uma visão subjetiva, baseada em preferências pessoais do consumidor. Bens que satisfazem melhor essas preferências são considerados de qualidade superior.
* Baseada no Valor: Associada a custos e preços. Um produto de qualidade q é o que apresenta desempenho esperado no mercado a um preço aceitável e um custo de fabricação aceitável.
Componentes e Condicionantes da Qualidade do Produto
Toledo identifica, para as quatro etapas do ciclo de produção (projeto do produto, projeto do processo, produção e vendas), quatro componentes para a qualidade do produto, os quais também têm seus próprios condicionantes.
Esses componentes correspondem às diversas etapas do ciclo de vida do produto, desde o projeto até o fim da sua vida útil no mercado.
A qualidade do produto depende da qualidade do projeto.
A qualidade do produto também vai influenciar o tempo de vida útil do produto no mercado.
Parâmetros da Qualidade do Produto
Para a qualidade do produto, Toledo identifica quatro