7 Tipo de Liderança
A liderança de transições tem como base a ideia de que todos os membros de uma equipe vão concordar com seu líder só porque são empregados e por receberem salários, e quando os membros da equipe não cumprem o combinado o líder tem o poder de punir seus liderados. Embora este estilo possa soar de forma controladora. Este tipo de liderança oferece alguns benefícios, como deixar claro o papel de cada um dos membros e suas responsabilidades.
Outro benefício deste estilo de liderança é que o líder determina o julgamento do desempenho da equipe, assim pessoas que são ambiciosas ou motivadas por fatores externos, muitas vezes prosperam por se incluir uma compensação de alguma forma.
A desvantagem deste estilo de liderança é que os membros da equipe podem fazer pouco para melhorar a sua satisfação no trabalho, por se sentirem presos, levando assim a alta rotatividade de pessoal.
Liderança de transições é um tipo de gestão, e nem sempre um estilo de liderança, porque o foco está em tarefas de curto prazo. Ele tem sérias limitações para o trabalho baseado no conhecimento ou na criatividade. No entanto, pode ser eficaz em alguns tipos de situações que se apresentam na vida corporativa, como atividades rotineiras.
Já a liderança autoritária é uma variação mais pesada da liderança de transições, o chamado líder possui total poder sobre sua equipe. Neste estilo a equipe liderada tem muito poucas ou quase nenhuma oportunidade de dar sugestões, e quando esta se apresenta, raramente é aceita como ideia da equipe, mesmo que a sugestão seja para o bem comum.
O benefício da liderança autoritária é ser incrivelmente eficiente. As decisões são tomadas mais rapidamente, e o trabalho é realizado, mesmo que algumas vezes sobre protesto.
A principal desvantagem deste tipo