7 Principios Contabilidade
PRINCÍPIOS
DE CONTABILIDADE
Princípios de
Contabilidade
Conforme a Resolução CFC 750/93 (alterada pela Resolução CFC
1282/10):
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País.
Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
Na aplicação dos Princípios de Contabilidade a situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
(a essência ou substância econômica das operações deve prevalecer sobre aspectos formais e legais)
Princípios de
Contabilidade
Os Princípios de Contabilidade representam o núcleo central da própria Contabilidade, na sua condição de ciência social, sendo a ela inerentes.
Os princípios constituem sempre as vigas-mestras de uma ciência, revestindo-se dos atributos de universalidade e veracidade, conservando validade em qualquer circunstância.
No caso da Contabilidade, seus Princípios valem para todos os patrimônios, independentemente das Entidades a que pertencem, as finalidades para as quais são usados, a forma jurídica da qual estão revestidos, sua localização, expressividade e quaisquer outros qualificativos, desde que gozem da condição de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes.
Princípios de
Contabilidade
Princípio da Entidade;
Princípio da Continuidade;
Princípio da Oportunidade;
Princípio do Registro pelo Valor Original;
Princípio da Atualização Monetária (revogado);
Princípio da Prudência;
Princípio da Competência.
Princípio da Entidade
Resolução CFC 750/93:
“Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o