Topografia Trabalho Final
Com o objetivo de determinar os ângulos de cada ponto e medidas de uma poligonal, efetuamos, utilizamos os seguintes equipamentos; teodolito eletrônico, 02 balizas, trena plástica de 20 metros e mira.
Utilizamos o método do caminhamento Perimétrico, para obtenção dos ângulos e medidas da poligonal e o método da irradiação para a obtenção dos ângulos e medidas de todo o terreno.
Neste trabalho, instalamos o teodolito eletrônico em cada ponto determinado, e efetuamos o máximo de leituras em cada um, para que pudéssemos obter um levantamento mais preciso possível.
Em meu entendimento, para obtenção dos dados de um levantamento de forma precisa, começa pela postura e atenção do agrimensor, depois pela escolha do método de execução do levantamento, e principalmente pelo número de leituras efetuadas em campo, pois quanto maior, menor a possibilidade de erros.
4) Planilha de Campo
Estação
Ponto Visado Ai Lidos DH (m)
A
B
129° 14' 18"
14,42
B
C
45° 06" 28"
13,05
C
D
129° 00" 38"
11,80
D
A
55° 54" 20"
10,41
∑
359° 15" 44"
49,68
5) Desenvolvimento
Para o levantamento da poligonal, utilizamos o método do Caminhamento Perimétrico, e do terreno o da Irradiação.
Instalamos o teodolito, alinhando este exatamente sobre o ponto, utilizando o prumo ótico, nivelando primeiro pelo nível esférico regulando o tripé, e posteriormente pelo nível cilíndrico, através dos parafusos niveladores.
Para o início das medições, a baliza é colocada no ponto A e B (a pessoa que está segurando deve manter-se imóvel e atenta a leitura), visamos o ponto com a mira, e depois com a luneta, ajustamos o foco, e fixamos o limbo com o anel de fixação horizontal, zeramos a leitura do ângulo no display, através das teclas de operação, visamos o ponto B, efetuamos a colimação perfeita utilizando o parafuso micrométrico, e efetuamos a medida horizontal do ângulo, e assim subsequentemente nos demais pontos. No momento da leitura, utilizamos a trena para determinar a DH