Metodologia
Este trabalho é desenvolvido através da pesquisa de referencial teórico e o estudo de caso sobre os métodos de gestão orçamentária aplicada as micros e pequenas empresas do ramo de bares e restaurantes. O objetivo é avaliar as dificuldades apresentada por essas empresas em se beneficiarem do planejamento orçamentário, evidenciar e demonstrar o quanto à gestão do orçamento é importante para essas empresas. Buscamos ainda dentro dos princípios éticos e religiosos avaliar a importância da contribuição dessas empresas no aspecto social onde estão sediadas. Atualmente as micros e pequenas empresas representam uma parcela de 98% dos negócios formais no mercado brasileiro, tornando se assim um grande potencial gerador de empregos e recursos financeiros na sociedade.
É de fundamental importância que os administradores e gestores de recursos tenham conhecimento e saibam gerir as ferramentas de gestão orçamentárias, pois um orçamento elaborado com eficiência e seriedade pode representar a estabilidade das micros e pequenas empresas no mercado.
A integração dos processos de planejamento e orçamento visa, mais do que suprir as deficiências de cada um dos processos individualmente, contribuindo para uma nova orientação da gestão, daí a importância dessas pequenas empresas investirem em sistema de informações adequados que facilitem a administração dessas informações.
O orçamento projeta e gera informações crucias no processo de tomada de decisão, permite avaliar o fluxo de caixa da empresa e demonstrar a margem a ser aplicada em investimentos e capital de giro, proporcionando aos sócios e gestores da empresa uma visão ampla e futura de seus negócios.
7
1.1. Justificativa e Relevância
O orçamento visa, através de um planejamento adequado, prever ou projetar para um período predeterminado, as receitas e as despesas dentro de uma visão realista, tentando reproduzir antecipadamente a operação da empresa, apurando seu fluxo de caixa, definindo os recursos e