7 grupoitrabalho de cart

1416 palavras 6 páginas
Introdução
O presente trabalho de cartografia aplicada tem como tema medição de áreas num mapa, visto que a medição é a actividade de comparar uma quantidade com um padrão pré-definido. Através da medição o homem pode expressar numericamente qualidades de um objecto ou fenómeno. Sem a medição, o homem fica refém de conceitos como "grande/pequeno", "forte/fraco", "largo/fino", etc.; porém, com a medição, o homem pode raciocinar com mais precisão acerca das referidas qualidades.
Tem como objectivos gerais:
Analisar os métodos de medição de áreas num mapa.
Objectivos específicos:
Conhecer métodos de medição de áreas num mapa;
Conhecer alguns instrumentos usados para medir áreas num mapa.
O trabalho foi feito com intuito de descrever os métodos de ensino e as funções didácticas, pelas quais o professor de apoia na orientação do processo de ensino e aprendizagem. A metodologia usada neste trabalho foi a de consulta e leitura bibliográfica; análise e compilação.

1. Medição de áreas num mapa
Medição é a actividade de comparar uma quantidade com um padrão pré-definido. Através da medição o homem pode expressar numericamente qualidades de um objecto ou fenómeno. Sem a medição, o homem fica refém de conceitos como "grande/pequeno", "forte/fraco", "largo/fino", etc; porém, com a medição, o homem pode raciocinar com mais precisão acerca das referidas qualidades.
1.2. Medição de áreas limitadas com coordenadas cartesianas pelo método analítico
As áreas que se medem numa carta são sempre áreas em projecção horizontal. Analisemos pois os principais métodos para a sua medição:
1.3. Método analítico
É o estudo da geometria por meio de um sistema de coordenadas e dos princípios da álgebra e da análise.
Aplica-se a figuras com contorno poligonal, desde que se conheçam as coordenadas dos seus vértices, o que normalmente exige o levantamento da extrema da região cuja área se pretende determinar. É um método rigoroso e que se utiliza sempre que se pretende calcular uma

Relacionados