7 Ferramentas
A folha de verificação é o meio mais utilizado para coleta de dados, onde você pode determinar diferentes formatos de coleta. Com a sua aplicação você realiza coleta de dados necessários para análise e posterior tomada de ação conforme necessidade, ou até mesmo podemos utilizar esta ferramenta para simples análise de um comportamento e suas variabilidades.
Dica: Não existe um padrão de folhas de verificação, e sim uma necessidade de controle onde a mesma é utilizada. Você deve utilizar sua criatividade na elaboração destes registros e claro não se esqueça de armazenar estes com o controle de registros, pois o que gera de fato a rastreabilidade é a possibilidade de controlar estes dados dentro de um período. Folha de Verificação ou Folha de Controle A folha de verificação é um quadro para o lançamento do número de ocorrências de um certo evento. A sua aplicação típica está relacionada com a observação de fenômenos. Observa-se o número de ocorrências de um problema ou de um evento e anota-se na folha a sua freqüência.
A tabela abaixo exemplifica o funcionamento de uma folha de verificação, utilizada para verificar se houve ocorrência ou não de alguns dos defeitos mais comuns para uma peça que tenha sofrido um processo de desmoldagem.
Tipos de Folhas de Verificação:
Folha de verificação para localização de defeitos;
Folha de verificação para identificação das causas dos defeitos;
Folha de verificação para classificação.
Pode Ser Usada para:
Modos de falhas de máquinas;
Reclamações de cliente;
Paradas de produção;
Folha de verificação para localização de causas de defeitos.
Diagrama de Pareto
O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado.
O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a