7 dicas para se organizar e melhorar o desempenho nos estudos
Aprenda como se organizar para que os estudos tenham um melhor rendimento Em período escolar, seja na idade que for (desde a quinta série até a pósgraduação), normalmente o aluno sofre com o volume de atividades e/ou responsabilidades. Deveres de casa, provas, resultados, apostilas, formulários, guias de estudo e mais uma avalanche de informação e conteúdo. Ao organizar o material escolar e planejar as atividades de estudo, o aluno garante um melhor desempenho nos estudos e um gerenciamento mais eficiente do seu tempo.
É comum vermos os jovens estudantes tentando fugir de estudar em casa, mas é importante que eles tenham em mente a importância do estudo diário e não só na véspera da prova. O estudo em casa deve ser uma tarefa contínua, porque o conteúdo programático dessa fase da educação é muito extenso e por muitas vezes podem existir dificuldades de aprendizado ou de fixação e memorização.
Para combater este mal, tantas vezes corriqueiro no dia a dia dos adolescentes, é preciso que eles façam a experiência de estudar diariamente por, pelo menos, um mês e verificar se o “sacrifício” compensa ou não. Com empenho vai ser fácil perceber o quanto estudar será fácil, as aulas se tornarão mais interessantes e as provas serão feitas como se fossem exercícios da tarefa de casa.
Como começar???
Primeiramente, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova e jamais utilizar o período da madrugada para estudar. Além de não haver concentração suficiente nesta hora, o aluno fica com sono e não presta atenção na aula do dia seguinte. O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. Por exemplo, se durante a manhã você tem aula de Português, História, Geografia e Física então reserve quatro horas do seu dia para revisar o conteúdo dado em sala de aula e resolver exercícios (a única forma de se treinar as disciplinas exatas é resolvendo exercícios). Mas, atenção! Quatro