68cdb1f8 5bd8 4782 8bdf 7aba63e9fc2d

963 palavras 4 páginas
a avaliação e O planejamento nas séries iniciais do ensino fundamental.

O planejamento é uma ferramenta que direciona todo o processo de ensino e aprendizagem, pois estabelece e determina as grandes necessidades, aponta as prioridades básicas, ordena e direcionam todos os recursos e elementos necessários para a obtenção de grandes objetivos, metas e estratégias de ensino.
Conduzir uma aula sem a preparação um bom material, afeta o nível de qualidade do estudo, pois a prática de improvisar prejudica no que se refere aos mecanismos indispensáveis para uma boa aula, como por exemplo, pesquisar fazer experiências, almejando adquirir um conhecimento antecipado do assunto a ser trabalhado se preparando para responder eventuais perguntas de seus educando, mostrando ter domínio daquilo que esta ensinando. De acordo com FUSARI, 2008, p.47. A falta de um processo de planejamento nas instituições de ensino, aliada aos muitos desafios enfrentados pelos professores nas suas atividades tem acarretado freqüentes improvisações nas salas de aula. E essa prática tem causado inúmeros prejuízos ao aprendizado e ao desenvolvimento dos educando e no próprio trabalho da escola.
Segundo Moretto (2007, p.100) “Há, ainda, quem pense que sua experiência como professor, seja suficiente para ministrar suas aulas com competência.” Educadores com este nível de pensamento não tem um real conhecimento das atribuições do planejamento e nem de sua importância. Preocupam-se somente em passar conteúdos, não levando em conta a realidade, as dificuldades e a cultura da clientela escolar bem como suas necessidades e particularidades.
De acordo com Luckesi (2001, p.106) o ato de planejar, no Brasil, principalmente no ensino, tem sido tratada como uma atividade sem importância, onde os educadores se preocupam somente com os roteiros bem elaborados, esquecendo assim de se aperfeiçoarem no que diz respeito ao lado

Relacionados