63997320934

1607 palavras 7 páginas
Sequência Didática

Bilhete

Novembro
2011

SEQUENCIA DIDÁTICA – BILHETE

As cartas e bilhetes são gêneros textuais de uso frequente que geralmente servem para comunicar informações, dar instruções, relembrar atribuições, solicitar algo, relatar fatos pessoais etc. Por cumprirem uma variedade de propósitos, podem, sem dúvida, fazer parte do cotidiano da sala de aula.

A elaboração de um texto vai muito além do seu registro por escrito – esse é um dos princípios que norteiam essa situação didática. Tal fato deve ser levado em conta principalmente no início do processo de alfabetização, quando ainda é muito complicado enfrentar, simultaneamente, todos os desafios que a produção de um texto coloca: a definição do conteúdo, a organização da linguagem, a escolha de quais letras e em que sequência, além, é claro, do próprio ato de grafar, que, para o escritor iniciante, também é complexo e cansativo. Por isso, a situação de produção oral com destino escrito – na qual os alunos ditam o texto para o(a) professor(a) – oferece muitas vantagens quando se trata de enfocar com os alunos as questões relativas à linguagem que se escreve e às outras aprendizagens concernentes à produção de um texto.

No caso da escrita de cartas ou bilhetes, para que ocorra aprendizagem, é necessário garantir que os alunos:

 Tenham um destinatário real e uma finalidade definida para a escrita da carta/bilhete;
 Conheçam bem o conteúdo que deverá ser escrito.

É interessante que os alunos, antes de ditarem a carta ou o bilhete para você, tenham tido a oportunidade de ouvir e discutir textos desse gênero. Assim terá um modelo, uma referência que os ajudará na construção do texto.

O que o aluno poderá aprender com esta sequencia:
*Ampliar as habilidades de interpretação textual;
- Compreender a estrutura do bilhete.
- Leitura.
- Escrita.

1-ATIVIDADE de leitura
OBJETIVOS
•Ler um texto procurando relacionar aquilo que está sendo lido em voz alta com

Relacionados