639747-863

312 palavras 2 páginas
Alterações climáticas é a variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas.
As principais alterações climáticas que se registam no mundo são:
Aquecimento Global, Chuvas Ácidas e o Efeito estufa.
As atividades humanas têm modificado o balanço destes gases na atmosfera, através do aumento das emissões de GEE e de interferências na sua remoção natura.
Os primeiros gases identificados como responsáveis pelo aumento do efeito de estufa foram os dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), e óxido nitroso (N2O), que são gases os quais ocorrem naturalmente na atmosfera.
As mudanças climáticas são produzidas em diferentes escalas de tempo em um ou vários fatores meteorológicos como, por exemplo: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc.
As mudanças climáticas são provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial, momento em que aumentou significativamente a poluição do ar
Atualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.

Relacionados