6023451741

527 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO CIÊNCIAS BIOLOGICAS

Adrielle Ribeiro de Oliveira RA: 6059013250
Aline Martins Pereira RA: 6059016735
Daniela Lopes da Cunha RA: 6019315985
Emerson de Jesus Lins RA: 6023451741
Raquel da Costa de Oliveira RA: 6059009758

AS ROCHAS: PROCESSOS ENDÓGENOS E EXÓGENOS

Trabalho apresentado na disciplina de Geologia como avaliação parcial, do curso de Biologia ministrado pelo Professor Mauro Henrique Soares da Silva, na Universidade Anhanguera Uniderp.

Campo Grande
2013
INTRODUÇÃO

Com base nas leituras, percebemos que os processos Endógenos e Exógenos são de grande importância para a formação da superfície da terra. Através desses processos, podemos saber quais os minerais existentes em determinadas áreas do Brasil.
Segundo Eduardo Freitas, a superfície do Brasil, contem três estruturas geológicas, que são: Escudos cristalinos: que tem sua formação mais antiga, é neles que podemos encontrar o granito; as Bacia sedimentares: tem formação mais recente e são responsáveis pelas planícies, nelas também podemos encontrar jazidas petrolíferas e por ultimo Terrenos vulcânicos: que são de formação mais rara e deram origem ao basalto, que formam a terra roxa, um solo muito fértil.
Os processos internos (Endógenos) são fenômenos que ocorrem no centro da terra, devido a grande pressão que este recebem, provocam modificações no manto, que por fim chega ate a superfície da terra.Um exemplo de processo interno é o tectonismo, que causa deslocamento e deformação nas rochas da superfície.
Os processos externos (Exógenos) são causados por agentes do intemperismo, que são desencadeados pela energia solar e a ação dos seres vivos. Essa forças desgastam o relevo, promovendo mudanças esculturais. Como exemplo deste processo podemos citar a água, que é a maior responsável pela grande parte de erosão na terra, atua na forma de rios, chuva e escoamento superficial ou subterrâneo. O vento também é um grande

Relacionados