60 - Gastos invisíveis e 15 - ganhos invisíveis
Conflitos de gerações é um tema secular, mas com a velocidade das novas mudanças, nunca foi tão difícil acompanhar as diferenças entre os grupos etários. Conflitos de gerações é infelizmente uma realidade, que foi criada há muito tempo e que, no século XX, ainda não foi ultrapassada.
E a dinâmica atual dos negócios consegue reunir quatro gerações distintas no mesmo ambiente de trabalho: a Geração Tradicional, a Geração Baby Boomer, a Geração X e a Geração Y.
Tradicionais Nascidos 1925-1950
> 62 anos de idade
9% - 16 milhões
Baby Boomers Nascidos 1951-1964
43 a 61 anos de idade
13% - 23 milhões
Geração X Nascidos 1965-1983
27 a 42 anos de idade
28% - 52 milhões
Geração Y Nascidos 1984 em diante
Até 27 anos de idade
50% - 90 milhões Os Tradicionais é uma geração que enfrentou uma grande guerra, passou pela grande depressão em 1929 e criados em ambiente de escassez o que contribuiu para moldar valores associados á austeridade e a defesa de um conjunto de bens comuns. Com os países arrasados precisaram reconstruir o mundo e sobreviver.
E a liderança se dava por hierarquia e dentro dela reinava um imenso espírito de sacrifício. Pense nos seus pais, avos e bisavós, recém-libertados de um período de guerra, autoritarismo e escravidão, muitos deles imigrantes, expulsos de sua terra natal. Portanto são dedicados, cultuam uma perspectiva essencialmente pratica e mantém profundo respeito diante da autoridade gosta de uma hierarquia rígida e fica muito tempo na mesma empresa e sacrificavam – se para alcançar seus objetivos sendo muitos fies a empresa. Os tradicionais são práticos, disciplinados e tangidos pela lealdade. A era do Rádio.
Fotografia 1 – A era do rádio. Fonte: adalbertoday.blogspot.com
A Geração baby Boomers é a geração nascida no pós-guerra (segunda guerra mundial), e que tinha como ideal de vida atuar na reconstrução do mundo. Com essa fixação praticamente inconsciente,