6 sigmas
Centro Universitário Jorge Amado
CLAUDIA BÁRBARA
DANILO SANTOS
EVERTON VIDAL
GESSICA VIDAL
SEIS SIGMA
SALVADOR, 2014
CONHECENDO O SEIS SIGMA
Consiste em muitas coisas, no entanto seu melhor conceito seria o fato de o seis sigma ser um nível otimizado de desempenho que se aproxima a zero defeito em um processo de confecção de produtos, serviços ou transação. Ele indica a obtenção e a manutenção de um desempenho de alto nível. O Seis Sigma não é uma metodologia. Ele é o fim, não o meio.
O Símbolo do Sigma é determinado por uma letra de origem grega usada na matemática para representar o desvio padrão de uma organização. É uma estatística que determina a quantidade de variabilidade ou não uniformidade presente em um processo, resposta ou característica.
O objetivo da utilização do Seis Sigma é a redução de custos, eliminar erros de processos dentro de uma organização, e o objetivo máximo é proporcionar aos seus clientes serviço/ produto, próximo da perfeição.
Uma grande parte das empresas utilizam hoje o “4 sigma”, o que quer dizer mais de 6 mil defeitos por milhão de oportunidades, isso significa um custo em torno de 15% a 20% do faturamento da empresa. Já outra empresa que estar no nível 6 sigma registra apenas 3,4 defeitos por milhão.
Segundo Campos (1999), o conceito “6 sigma” é uma nova forma para medir o quanto um produto é bom, quando esse produto tem seis sigma, isto diz que sua qualidade é excelente, significando que a probabilidade de possuir defeitos é extremamente baixa (Campos,1999,pag.74)
OS PONTOS-CHAVE PARA O PROJETO SEIS SIGMA
Existem alguns princípios determinantes para o sucesso do Seis Sigma. Segundo Pande (2001) enumera seis pontos-chave: 1. Foco genuíno no cliente: que consiste na superação dos modismos e promessas sem nenhuma fundamentação estratégica de satisfazer as necessidades dos clientes e assegurar, através das medidas de desempenho, o impacto das melhorias Seis Sigma