6 Inter relacionamento Organizacional PRONTO
Questões Subjetivas
1. Discuta a reciprocidade entre pessoas e organizações.
O comportamento Organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, influência das organizações sobre as pessoas e grupos. Na realidade, o CO retrata a contínua interação entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente. Constitui uma importante área de conhecimento para toda pessoa que necessite lidar com organizações.
Entre os parceiros e a organização existe uma forte relação de reciprocidade, a organização espera que os parceiros tragam contribuições e concede-lhes incentivos e recompensas para incentivá-los a aumentar suas contribuições. Do lado inverso, os parceiros proporcionam contribuições e concede-lhes incentivos e recompensas em troca. Cada parte faz investimentos na outra com a expectativa de obter retornos mediatos ou imediatos.
Esse processo de reciprocidade é importante para a compreensão dos intercâmbios que ocorrem dentro e fora da organização. Daí a chamada teoria do equilíbrio organizacional.
Assim, pessoas e organizações estão envolvidas em um íntimo e prolongado inter-relacionamento. Uma espécie de simbiose. As pessoas precisam das organizações para trabalhar, colaborar, participar e ganhar a vida ou para obter produtos, serviços, entretenimento e conveniências. Por outro lado, as organizações dependem de pessoas para poderem operar e funcionar satisfatoriamente e vender seus produtos e serviços.
2. Comente a ética organizacional.
A ética organizacional é uma forma de ética aplicada. O seu objetivo é incutir um sentido nos gestores e colaboradores de determinada organização sobre como devem gerir e realizar o seu trabalho com responsabilidade. Longe vai o tempo em que as empresas apenas eram orientadas para o lucro, tentando maximizá-lo sem restrições e em que a sua eficiência produtiva se